Dia 15 de Maio - dia da Assistente Social - Educação não é fast-food

Aproveito para registrar a minha posição contrária, de indignação, contra a postura do CFESS frente ao Sistema de Educação a Distância para o curso de Serviço Social juntamente com o apoio do CRESS, divulgado por meio da divulgação da campanha: Educação não é fast-food! Campanha do Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO diz não para a graduação à distância em Serviço Social!


Não mostra à realidade de todas as instituições que oferecem o curso à distância em Serviço Social.

Fico indignada de ver como no Brasil a realidade social da falta de emprego acaba por ser reforçada por posturas como desses órgãos, pois eu atuo em uma faculdade que oferece o curso de Serviço Social e até hoje nunca recebemos uma visita na busca de conhecer o plano pedagógico, apenas condenam todo um trabalho realizado por profissionais competentes e responsáveis.

Agora nossa profissão cada vez sendo mais excluída do contexto social, com salários miseráveis e com a redução da carga horária, essa situação se agravou ainda mais. Nossa categoria não tem piso salarial, não tem forte atuação frente aos órgãos que realizam atividades reservadas a profissão, pois nos deparamos com a contratação de outros profissionais realizando nossos trabalhos, com cargos inventados para esconder a realidade. Nenhuma atuação é realizada nesse sentido.

Existe um projeto que aguarda avaliação quanto à necessidade da atuação do Serviço Social na educação, mas se encontra esquecido. A cada dia assistimos de camarote nossas escolas sendo consumidas pelos problemas sociais, como o caso das merendas, refeições de nossas crianças, que são massacradas pela vergonha da corrupção brasileira. Cadê a atuação? Nenhuma informação sobre isso pelo CFESS e pelo CRESS.

O Serviço Social a cada dia vem perdendo mercado, agora com um projeto forte da educação à distância, tem oferecido novas oportunidades de atuação para a categoria e nada disso vem sendo reconhecido e valorizado.

Precisamos no Brasil não é de propaganda contra e sim de postura firme desses órgãos, que atuem diretamente nessas instituições para fortalecimento do projeto, que atuem contra sim, mas das instituições que não tenham méritos para continuar oferecendo seus cursos, seja na modalidade que for (presencial ou não). O curso sendo presencial não é garantia de ensino de qualidade.

Mostraram no vídeo que não conhecem como funciona nosso projeto pedagógico, pergunte para o CRESS, certamente vão dizer "não sei", como a maioria dos Assistentes Sociais que ficam apenas colocando defeitos, isso realmente não é postura da nossa profissão, que vem para contribuir no fortalecimento das relações e não de críticas vazias.

A relação tem que ser de parceria, o sistema EAD veio para ficar no Brasil, é uma necessidade atual, não é a modalidade que faz o curso ser bom ou ruim, e sim a proposta séria de ensino e a interação com o aluno.

Esta na hora de buscar respeitar as instituições sérias, pois são construídas através de seus profissionais que são comprometidos com a qualidade do ensino. Portanto quando órgãos vinculam propagandas como essa, estão faltando com o respeito frente a esses profissionais.

Temos esperança que o CFESS e o CRESS repensem sua ação. Que tal primeiro conhecer o trabalho de cada instituição, participar da construção do projeto pedagógico e assim depois julgar? Será que isso é pedir muito para que nosso Brasil seja realmente democrático, valorizando o respeito aos professores e alunos envolvidos?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário aqui....