Quase metade da população brasileira está acima do peso

Rio - Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, aponta que 48,1% dos brasileiros está acima do peso e 15% já são obesos. Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade.
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que mais da metade (52,1%) dos homens está acima do peso. Entre as mulheres, a taxa é de 44,3%. Em 2006, os índices eram de 47,2% e 38,5%, respectivamente.


A pesquisa apontou, ainda, que pessoas com menor nível de escolaridade também praticam menos exercícios físicos no tempo livre. Outros resultados que preocupam: apenas 30% da população consome frutas e hortaliças regularmente, enquanto 28% consome refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana.


O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertou que caso o Brasil mantenha os atuais índices, deverá alcançar em 13 anos os níveis de sobrepeso e obesidade registrados nos Estados Unidos. Segundo ele, mulheres brasileiras com menor escolaridade têm percentual mais elevado e são as maiores vítimas do problema.


O levantamento também apontou para a redução do consumo de tabaco no Brasil, nos últimos cinco anos.


Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.


Com informações da Agência Brasil









2 comentários:

  1. Olá Adriana, boa noite! Gostei muito do Blog e vim agradecer-te por seguir o meu, passarei por aqui sempre, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alberto, legal!!!!
    Vamos compartilhando os pensamentos.

    Obrigada, abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário aqui....